contato@zaninitafuri.com.br

(12) 9 8266-7291

Notícias

A dívida de condomínio do antigo proprietário é assumida pelo atual?

Uma dúvida frequente para quem está pensando em adquirir um imóvel em condomínio ou acabou de o fazer é se a dívida de condomínio do antigo proprietário deve ser assumida. Ou se antigo dono é quem tem a responsabilidade de realizar a quitação dos débitos existentes.

Com base em decisões jurisprudenciais o assunto foi pacificado e ficou entendido que a responsabilidade pelo pagamento das dívidas é daquele que se torna proprietário. Ou seja, ao antigo proprietário fica o dever de arcar com os débitos existentes enquanto era o dono.

Entretanto quando um novo proprietário adquire o imóvel com dívidas elas passam a ser de sua responsabilidade.

Novo Proprietário e a Dívida de Condomínio

São de responsabilidade o pagamento das dívidas a pessoa pelo tempo em que foi proprietário do condomínio. No entanto o registro da convenção de condomínio altera a forma dessas cobranças, visto que nessa situação as dívidas condominiais passam a ser da unidade (propter rem).

Dessa forma significa dizer que a partir desse registro as dívidas existentes deixam de pertencer aos proprietários e passam a ser da “coisa” em si.  Ou seja, a dívida ou eventuais créditos acompanham o imóvel e todos aqueles que passam por ele precisam arcar com isso.

Dessa maneira tornando então o novo proprietário a pessoa responsável por realizar o pagamento das dívidas existentes ainda que contraídas em período que não era dono.  

Afinal o débito veio com a coisa, e sendo o novo dono dela acaba adquirindo a responsabilidade em regularização a situações de débitos existentes. Por fim, para que não se tenha prejuízo ao adquirir um imóvel, é essencial que o comprador exija uma certidão negativa de débitos do condomínio. Trata-se de uma declaração assinada pelo síndico informando se a unidade possui ou não dívidas condominiais.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚? Deixe um comentário com sua dúvida para nosso time de especialistas ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp (12) 9 8266-7291, telefone fixo (11) 2761-5734 (SP) | (12) 4101-2113 (Vale do Paraíba), ou CLICANDO AQUI, para ser direcionado ao WhatsApp. Será um prazer orientá-lo.

LEIA TAMBÉM: Unidade inadimplente e o acesso as áreas de lazer e comum.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias

Tags

Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Sindical, Direito de Família, Direito de Condomínios, Direito Previdenciário

São Paulo

Av. Paulista, 37 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
CEP: 01311-902

Taubaté

Rua do Corrêa, 255 – Cj. 15 Centro – Taubaté/SP
CEP: 12080-290

Contato

(11) 2761-5734 – São Paulo
(12) 4101-2113 – Taubaté

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2020 Zanini & Tafuri – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.