contato@zaninitafuri.com.br

(12) 9 8266-7291

Notícias

A Obrigação de Emitir o Comunicado de Acidente de Trabalho

De fato, existem algumas determinações legais que envolvem os empregadores, uma delas se trata de a obrigação de emitir o comunicado de acidente de trabalho. Ou como muitos conhecem o termo CAT.

Em suma, se trata de um documento a ser preenchido informando sobre um acidente no trabalho, uma intercorrência no trajeto ou alguma espécie de doença ocupacional do trabalhador.

Eventualmente quando acontece algum acidente em um local de trabalho. Bem como quando o funcionário se envolve em uma situação equiparada a empresa para qual ele presta serviços tem algumas obrigações legais. A saber, ainda que o empregado esteja em período probatório, ou seja, contrato de experiência.

Como também nas ocasiões em que seu contrato de trabalho é temporário o protocolo a ser seguido é o mesmo. Nesse sentido o Comunicado de Acidente de Trabalho deverá ser emitido pelo empregador, mesmo nos casos em que a situação não gere o afastamento do funcionário.

A Obrigação de Emitir o Comunicado – CAT

Decerto cabe ao empregador no período de até um dia útil após o acidente ocorrido de comunicar a previdência social. Nos casos em que isso não é feito, o trabalhador ou seus dependentes podem realizar a emissão do comunicado.

Para situações de morte em decorrência do acidente de trabalho a comunicação tem que acontecer de maneira imediata.  Dessa forma a empresa que não realiza a emissão do comunicado preenchendo de forma verdadeira acaba sujeito a multa. Que será justificada como descumprimento de prazo legal.

O CAT pode ser preenchido em uma agência do INSS, órgão responsável pela gestão do Sistema Previdenciário Nacional. Bem como existe também em casos determinados a opção de realizar a emissão através da plataforma online.

Por fim, o empregador precisa ficar atento ao cumprimento de seus deveres e assim que verificado qualquer acidente ou situação equiparada no trabalho cumprir a obrigação de emitir o comunicado de acidente do trabalho.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias

Tags

Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Sindical, Direito de Família, Direito de Condomínios, Direito Previdenciário, Direito Empresarial, Contrato, Contrato Mercantil, Recuperação Judicial, Contrato Societário, Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Eireli, Dissolução Societária, Microempresas, Direito tributário, Impostos, Taxas, Contribuições, Recuperação de créditos, Direito Trabalhista, Relação Sindical, Convenção Coletiva, Acordo Coletivo, Dissídio Coletivo, Acordo, Direito Condominial, Cobrança, Assembleia, Regimento Interno, Síndico, Ação de Cobrança, Direito de Família, Pensão, Alimentos, Divórcio, Separação, Inventário, Adoção, Guarda, Testamento, Interdição, Planejamento Sucessório, Pacto Antinupcial, Direito Previdênciário, Aposentadoria, Aposentadoria Especial, Aposentaria Invelidez, Auxílio Doença, Auxílio Acidente, Loas, Pensão por Morte Rural, Pensão por Morte, Benefício Assistencial ao Idoso, Pecúlio

São Paulo

Av. Paulista, 37 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
CEP: 01311-902

Taubaté

Rua do Corrêa, 255 – Cj. 15 Centro – Taubaté/SP
CEP: 12080-290

Contato

(11) 2761-5734 – São Paulo
(12) 4101-2113 – Taubaté

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2020 Zanini & Tafuri – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.