contato@zaninitafuri.com.br

(12) 9 8266-7291

Notícias

Unidade inadimplente e o acesso as áreas de lazer e comum.

Um assunto que sempre acaba sendo discutido em condomínio é em relação a unidade inadimplente e o acesso as áreas de lazer e comum.

Seja com manutenção, serviços terceirizados ou outros gastos, certo é que o condomínio depende das taxas condominiais e outras contribuições pagas pelos condôminos para custear suas despesas.

Enquando o condômino não paga a sua taxa afeta todo o coletivo, pois haverá um desequilíbrio na arrecadação podendo levar o condomínio criar outras receitas para não ficar inadimplente com suas obrigações.

Para obrigar o inadimplente a quitar seu débito, muitos condomínios se socorrem de práticas restritivas do uso das áreas comum e de lazer.

Os síndico se baseiam muitas vezes na convenção do condomínio. Mas será que isso é permitido?

Unidade inadimplente pode ter seu acesso restrito a área de lazer e comum?

A resposta é não!

O inadimplemento do condômino não pode gerar a proibição de que ele ou os membros de sua unidade fiquem impedidos de frequentar as áreas de lazer.

Assim os Tribunais de Justiças estão se posicionando, pois entendem que é um meio ilegal e abusivo, podendo configurar dano moral.

isso pelo fato dos artigos 1.336, §1º e 1.337, ambos do Código Civil, trazem as formas para punir a unidade inadimplente .

A 4ª Turma do STJ já julgou casos em que o condômino restringia o acesso dos estavam inadimplentes, sendo a decisão favorável ao devedor pois a proibição foi reconhecida como exposição vexatória.

Negocie de Outra Forma

Dessa maneira o sindico deve procurar outras alternativas para solucionar casos de inadimplemento.

Busque apoio de um escritório de advocacia de sua confiança especializado em cobrança condominial. Juntos criarão uma boa estratégia para recuperar o crédito inadimplente.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚?

Deixe um comentário com sua dúvida para nosso time de especialistas ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp (12) 9 8266-7291, telefone fixo (11) 2761-5734 (SP) | (12) 4101-2113 (Vale do Paraíba), ou CLICANDO AQUI, para ser direcionado ao WhatsApp. Será um prazer orientá-lo.

LEIA TAMBÉM: Síndico – Alternativas para o Condomínio em Época de Crise

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias

Tags

Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Sindical, Direito de Família, Direito de Condomínios, Direito Previdenciário

São Paulo

Av. Paulista, 37 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
CEP: 01311-902

Taubaté

Rua do Corrêa, 255 – Cj. 15 Centro – Taubaté/SP
CEP: 12080-290

Contato

(11) 2761-5734 – São Paulo
(12) 4101-2113 – Taubaté

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2020 Zanini & Tafuri – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.