Todos os dias pessoas adoecem ou se acidentam, ficando impossibilitadas de trabalhar ou de realizar sua atividade econômica e, com isso, ficam desamparadas financeiramente, tento que se socorrer ao INSS para receber um benefício, mas tem o Auxílio-Doença negado pela perícia.
O Auxílio-Doença é negado porque as pessoas, aos olhos do perito do INSS não comprovam que a doença incapacite para o trabalho. Prova-se a doença, mas não a incapacidade para o trabalho.
Como falamos acima, a perícia médica é o que mais causa indeferimento nos pedidos de Auxílio-Doença, pois muitas vezes o perito se nega a receber documentos ou não os lê com o cuidado necessário para a análise do caso.
Entretanto, possuem outras tantas vezes que as pessoas vão para a perícia de forma desorganizada, tanto de documentos como de argumentos o que pode prejudicar na perícia.
COMO PROCEDER NA PERÍCIA MÉDICA DO INSS
A primeira informação que todos devem saber é o direito que o assegurado tem de requerer a juntada de documentos no procedimento administrativo, ou seja, no pedido de Auxílio-Doença, assim, todos podem levar um pedido por escrito, em duas vias, e solicitar que seja protocolado no processa administrativo que analisa a solicitação do benefício.
No pedido feito por escrito, poderá juntar cópias dos documentos que comprovam a doença (exames e atestados médicos, boletim de ocorrência de acidentes de trânsito) e documentos que prove o seu trabalho (carteira de trabalho, contrato) juntamente com o original, para provar a ligação da doença com a incapacidade para o trabalho.
Se não fizer por escrito, leve a cópia dos documentos e o original e peça ao perito que junte no procedimento administrativo.
Ainda, se organize com os documentos e os fatos que irá contar ao perito, sendo objetivo nas respostas. Não busque enfeitar os fatos aumentando a história, isso só o prejudicara.
Lembre-se, o perito faz diversos atendimentos no dia, quando mais você facilitar o trabalho dele, melhor será a interação com ele e, com isso, avaliará com maior clareza seu caso.
INDEFERIMENTO DO AUXÍLIO-DOENÇA
Bom, você fez tudo isso e mesmo assim teve seu pedido indeferido, o que fazer agora?
O INSS emite uma decisão administrativa que pode ser impugnada através de recurso, sendo que o próprio cidadão pode fazer esse recurso ou um advogado em seu nome.
Para esse recurso de maior chance de rever o indeferimento é muito importante que conste os documentos que comprovam a incapacidade juntados no processo administrativo.
Outra possível solução após o indeferimento da perícia, é acionar a Justiça para rever a decisão que negou o benefício, sendo que o contribuinte pode ir sozinho ao Juizado Especial para fazer o processo, entretanto, se aconselha a procurar o auxílio de uma advogado especialista em previdência para que ele monte seu processo com técnica jurídica.
Deixe um comentário