Estruturação Societária
A estruturação societária é um processo vital para o sucesso e a longevidade de uma empresa. Ela envolve a definição da forma jurídica mais adequada para o negócio, a criação de um plano de governança corporativa e a implementação de mecanismos de controle e gestão. Uma estrutura societária bem planejada pode facilitar a captação de recursos, melhorar a eficiência operacional e proteger os interesses dos sócios.
Brevemente vamos expor alguns pontos que vão mostrar a importância da estruturação societária:
- Tipo de empresa – Você simplesmente abriu uma empresa sem escolher o tipo de empresa. Isso é muito comum nas tomadas de decisões dos empreendedores brasileiros, ou até mesmo é o contador que faz a opção do tipo de escolha e comunica o empresário. Isso pode ser prejudicial, pois dependendo da empresa, se tem um regime de pagamento de impostos, responsabilidade dos sócios na pessoa física.
Logo a escolha adequada deve considerar o perfil do negócio, os objetivos dos sócios, as exigências do mercado e a defesa do patrimônio do empreendedor.
- Plano de governança – Cada vez mais o mercado vai exigir do empreendedor um plano de governança, independentemente do tamanho da sua empresa!
Um plano de governança, basicamente, estabelece as regras e procedimentos para a tomada de decisões, a alocação de responsabilidades e a resolução de conflitos. A governança eficaz assegura que a empresa opere de maneira transparente e responsável. Se você deseja atrair investidores, aumentar a confiança dos clientes ou de empresas que poderão fazer negócio com você, tenha um plano de governança eficaz implantado na sua empresa.
- Mecanismos de controle e gestão – Criação de sistemas de auditoria interna, o desenvolvimento de políticas de conformidade e a definição de métricas de desempenho. Esses mecanismos ajudam a monitorar a saúde financeira da empresa, identificar riscos e corrigir desvios de maneira eficaz. É um grande diferencial para aqueles que necessitam capitar recurso no mercado, como exemplo, citamos empreendedores que desejam montar franquias; indispensável.
- Estrutura societária – Como está seu contrato social? Os sócios possuem suas atribuições bem delimitadas? Qualquer sócio pode fazer empréstimos ou movimento financeiro? Se um sócio quiser sair ou não contribui para o empreendimento, como ele resolve esta questão, ou é omisso?
A estrutura societária vai além de ter um contrato social eficiente, mas é o primeiro passo. Um bom contrato social o empreendimento diminui seu risco por problemas entre sócios, de administração e, também, pode oferecer maior proteção legal aos sócios.
Cada vez mais o mercado vai exigir que as empresas comprovam suas estruturações internas para fazer negócios, não esqueça disso!
Conte com uma assessoria jurídica para fazer uma estruturação societária e nós da Zanini e Tafuri Advogados teremos um grande prazer em tê-lo como cliente para ajudar o seu empreendimento a ser uma potência.