contato@zaninitafuri.com.br

(12) 9 8266-7291

Notícias

Recuperação Judicial – Medida Para Empresas Economicamente Viáveis.

A recuperação judicial é medida para empresas economicamente viáveis de procurar na justiça maneiras para se reorganizar financeiramente sem precisar declarar falência.

Em outras palavras, quando uma empresa passa a ter problemas econômicos, e suas dívidas são bem maiores que os rendimentos a medida cabível para que ela tenha uma chance de se recuperar é a recuperação judicial.

Visto que através dela são estabelecidos planos que vão desde administrativos a financeiros. Todos desempenhados com o mesmo propósito, que é o de viabilizar o negócio novamente, impedir falência.

Todas Empresas Endividadas Podem Requerer?

Não são todas empresas em situação de crise que podem contar com a recuperação judicial, a saber apenas aquelas que já atuam no mercado a mais de dois anos. Como também que não esteja falido, ou se já esteve em algum momento que todas as obrigações tenham sido resolvidas.

Ademais, empresas que não tenham passado por outra recuperação em pelo menos 5 anos, ou tenham recebido algum plano especial de recuperação judicial nos últimos 8 anos. Como também não pode ter cometido nenhum crime previsto na lei 11.101/2005 de falências.

Estando dentro desses requisitos a empresa poderá solicitar na justiça a recuperação.

Plano de Recuperação Judicial

O devedor quando vai a justiça procurando pela recuperação judicial, busca um plano de recuperação. Ou seja, um planejamento estruturado com base nas possibilidades de que os credores sejam pagos.

E é isso que acontece, o plano é feito por uma pessoa capacitada para identificar em que local está realmente o problema dessa empresa. Analisando para isso todos os aspectos contáveis e administrativos.

Feito todo estudo o plano é criado de uma maneira em que existe a possibilidade de reorganizar e quitar todas dívidas. Estando pronto o planejamento o juiz passa para a fase deliberativa.

Em que todos os credores são convidados a formar uma espécie de assembleia em que iram deliberar sobre a aprovação ou não do plano.

Sendo aprovado por maioria dos votos o plano de recuperação começa a ser executado, e os credores conforme ficar estabelecido poderão receber. No caso da não aprovação do plano é decretado a falência da empresa. Por fim, fica configurado que a medida viável para uma empresa que está em crise e não quer decretar falência é através da recuperação judicial.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚? Deixe um comentário com sua dúvida para nosso time de especialistas ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp (12) 9 8266-7291, telefone fixo (11) 2761-5734 (SP) | (12) 4101-2113 (Vale do Paraíba), ou CLICANDO AQUI, para ser direcionado ao WhatsApp. Será um prazer orientá-lo.

Leia também:

COVID-19: Que tipo de contratos estão sujeitos a aplicação de “força maior” como justificativa?

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias

Tags

Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Sindical, Direito de Família, Direito de Condomínios, Direito Previdenciário, Direito Empresarial, Contrato, Contrato Mercantil, Recuperação Judicial, Contrato Societário, Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Eireli, Dissolução Societária, Microempresas, Direito tributário, Impostos, Taxas, Contribuições, Recuperação de créditos, Direito Trabalhista, Relação Sindical, Convenção Coletiva, Acordo Coletivo, Dissídio Coletivo, Acordo, Direito Condominial, Cobrança, Assembleia, Regimento Interno, Síndico, Ação de Cobrança, Direito de Família, Pensão, Alimentos, Divórcio, Separação, Inventário, Adoção, Guarda, Testamento, Interdição, Planejamento Sucessório, Pacto Antinupcial, Direito Previdênciário, Aposentadoria, Aposentadoria Especial, Aposentaria Invelidez, Auxílio Doença, Auxílio Acidente, Loas, Pensão por Morte Rural, Pensão por Morte, Benefício Assistencial ao Idoso, Pecúlio

São Paulo

Av. Paulista, 37 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
CEP: 01311-902

Taubaté

Rua do Corrêa, 255 – Cj. 15 Centro – Taubaté/SP
CEP: 12080-290

Contato

(11) 2761-5734 – São Paulo
(12) 4101-2113 – Taubaté

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2020 Zanini & Tafuri – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.