contato@zaninitafuri.com.br

(12) 9 8266-7291

Notícias

A Recuperação Judicial e Extrajudicial

A recuperação judicial e extrajudicial é um assunto muito importante visto que trata da possibilidade de empresas que estão sofrendo com dívidas não irem à falência. Ou seja, é a medida para tentar recuperar uma empresa que está endividada.

Ambos os termos de recuperação judicial e extrajudicial se referem a essa busca em tentar recuperar a atividade econômica da empresa. Encontrando maneiras para driblar as dividas e conseguir se manter no mercado.

No entanto existem algumas diferenças entre as recuperações, entenda agora quais são elas e como elas podem ajudar o empresário a superar uma crise financeira.

Recuperação Judicial

A recuperação judicial é a medida tomada por empresas que se encontram endividadas e sem recursos para custear essas dívidas. O devedor recorre a justiça para conseguir planos que iram possibilitar manter sua atividade produtiva em funcionamento.

Sem ter que reincidir os contratos de trabalho e sem precisar declarar falência. A recuperação judicial pode ser requerida pelo devedor, ou seja, pelo responsável pela empresa. Que procura na recuperação planos que possibilitam a reorganização das finanças da empresa.

No entanto para realizar o pedido de recuperação a empresa precisa se configurar em características sendo essas estabelecidas pela Lei 11.101/2005 que é a regulamentadora tanto de recuperação como de falência de empresas.

Recuperação Extrajudicial

A recuperação extrajudicial tem os mesmos objetivos da judicial, no entanto a empresa que decide ir por esse caminho não procura a justiça para realizar um plano de recuperação. Dessa maneira estabelece diretamente com os credores qual será esse planejamento.  Essa é a grande diferença entre as duas formas de recuperação.

No entanto para solicitar a extrajudicial é fundamental cumprir as mesmas características estabelecidas na lei 11.101/2005.

É mais um mecanismos disponível para recuperar uma empresa!

Requisitos da Recuperação Judicial e Extrajudicial

A lei 11.101/2005 estabelece que a recuperação seja judicial ou extrajudicial só poderá ser requerida pelo devedor que cumulativamente cumprir esses requisitos:

  1. Estar atuando com a atividade empresarial num período superior de dois anos;
  2. Não podendo ser falido, exceto caso já tenha sido extinta as responsabilidades dessa situação;
  3. Não ter solicitado e obtido a recuperação judicial nos últimos 5 anos;
  4. Não ter obtido nos últimos 8 anos recuperação com plano especial de falência;
  5. Não podendo ter sido condenado por qualquer dos crimes da lei 11.101/2005.

Cumprido todos os requisitos o devedor pode solicitar a recuperação seja ela judicial ou extrajudicial. A fim de ter meios para garantir a recuperação da sua atividade empresária.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚? Deixe um comentário com sua dúvida para nosso time de especialistas ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp (12) 9 8266-7291, telefone fixo (11) 2761-5734 (SP) | (12) 4101-2113 (Vale do Paraíba), ou CLICANDO AQUI, para ser direcionado ao whatsapp. Será um prazer orientá-lo.

LEIA TAMBÉM: Que tipo de contratos estão sujeitos a aplicação de “força maior” como justificativa?

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias

Tags

Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Sindical, Direito de Família, Direito de Condomínios, Direito Previdenciário, Direito Empresarial, Contrato, Contrato Mercantil, Recuperação Judicial, Contrato Societário, Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Eireli, Dissolução Societária, Microempresas, Direito tributário, Impostos, Taxas, Contribuições, Recuperação de créditos, Direito Trabalhista, Relação Sindical, Convenção Coletiva, Acordo Coletivo, Dissídio Coletivo, Acordo, Direito Condominial, Cobrança, Assembleia, Regimento Interno, Síndico, Ação de Cobrança, Direito de Família, Pensão, Alimentos, Divórcio, Separação, Inventário, Adoção, Guarda, Testamento, Interdição, Planejamento Sucessório, Pacto Antinupcial, Direito Previdênciário, Aposentadoria, Aposentadoria Especial, Aposentaria Invelidez, Auxílio Doença, Auxílio Acidente, Loas, Pensão por Morte Rural, Pensão por Morte, Benefício Assistencial ao Idoso, Pecúlio

São Paulo

Av. Paulista, 37 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
CEP: 01311-902

Taubaté

Rua do Corrêa, 255 – Cj. 15 Centro – Taubaté/SP
CEP: 12080-290

Contato

(11) 2761-5734 – São Paulo
(12) 4101-2113 – Taubaté

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2020 Zanini & Tafuri – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.