× Home O Escritório Áreas de Atuação Fale Conosco Whatsapp Artigos
(11) 98126-2153 contato@zaninitafuri.com.br
Coronavírus e Doença Ocupacional: Implicações Legais para o Empregador.

Coronavírus e Doença Ocupacional: Implicações Legais para o Empregador.

zanini-tafuri Empresarial,Trabalhista e Sindical

Inegavelmente um assunto que tem repercutido bastante é o Coronavírus e Doença ocupacional. Visto que em decisão recente por maioria dos votos o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que Covid-19 deverá ser considerado doença ocupacional.

Em outras palavras, os trabalhadores que forem contaminados pelo vírus passam a ter as mesmas garantias daqueles que sofrem com alguma doença ocupacional. Essa decisão do STF vai de contrário com a Medida Provisória 927, mais especificadamente no artigo 29.

No texto do artigo ficou estabelecido que para se configurar doença ocupacional a contaminação pelo vírus deveria ter alguma ligação com a atividade desempenhada pelo trabalhador.  Com a decisão do Supremo o uso desse artigo fica suspenso.

E os empregadores precisam se atentar para as implicações legais nos casos em que o empregado for contaminado pelo vírus.

Implicações Legais: Coronavírus e Doença Ocupacional

Se configurando como doença ocupacional os trabalhadores que adquirirem o coronavírus passam a contar com todas as garantias desse tipo de doença.

Dessa maneira o empregador passa a ter que cumprir com algumas estipulações estabelecidas em lei.

1.    Estabilidade do Empregado:

A primeira medida significativa é a de estabilidade no emprego, ou seja, o trabalhador não poderá ser demitido pelo período de até 12 meses após sua alta médica.

2.    Comunicado CAT

Decerto é necessário que o empregador emita o Comunicado Acidente do Trabalho ou CAT como é conhecido.

3.    Consignação do FGTS:

Ademais o FGTS do empregado precisa ser recolhido em consignação durante o tempo em que ele estiver ausente do trabalho.

4.  Aumento do FAP:

O empregador pode sofrer com o aumento do FAP que é o fator acidente previdenciário que toda empresa paga.

Essas imposições legais sem dúvidas acabam influenciado em diversos pontos de uma empresa. Principalmente quando analisados pelos fatores econômicos.

Coronavírus e Doença Ocupacional: Prevenção

Os empregadores precisam investir em formas de prevenção. Bem como estimulando com que os trabalhadores se cuidem e sigam as orientações.

Sem dúvidas prevenir para que ninguém seja contaminado além de ser uma forma de economia para empresas é também obrigação social.

A melhor maneira de lidar com coronavírus e doença ocupacional é prevenindo.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚? Deixe um comentário com sua dúvida para nosso time de especialistas ou fale conosco diretamente pelo WhatsApp (12) 9 8266-7291, telefone fixo (11) 2761-5734 (SP) | (12) 4101-2113 (Vale do Paraíba), ou CLICANDO AQUI, para ser direcionado ao WhatsApp. Será um prazer orientá-lo.

LEIA TAMBÉM: Como funciona a terceirização do trabalho para empregados e empregadores.

Deixe um comentário

Pesquisar
Tags