contato@zaninitafuri.com.br

(12) 9 8266-7291

Notícias

Como é a adoção por estrangeiros?

A adoção é realizada preferencialmente para brasileiros. Entretanto, admite-se a adoção por estrangeiros, em casos específicos, como por exemplo, quando esgotada as tentativas de adoção por brasileiros.

Por exemplo, para a adoção de adolescente, ele deve estar de acordo com o processo de adoção.

Além disso, uma equipe multidisciplinar deve confeccionar um relatório que informa a anuência do adolescente.

Cabe ressaltar que o processo de adoção por estrangeiros apresenta algumas etapas que se diferenciam da adoção feita por pessoas brasileiras.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, maior parte dos casos analisados são de crianças que possuem a idade acima de 6 anos.

Além do mais, em maior número, são casos de crianças e adolescentes que possuem um ou mais irmãos, por exemplo.

É importante destacar que, para adotar é necessário que o país do estrangeiro seja signatário da Convenção de Haia. Trata-se de um requisito disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Todo o processo de adoção por estrangeiros é organizado pelas Autoridades Centrais dos Estados, como também do Distrito Federal.

Assim o solicitante deve se cadastrar na Autoridade Central do país em que reside. A autoridade central tem a incumbência de confeccionar relatório com todos os dados pertinentes ao caso.

A Autoridade Central do país manifestando favoravelmente para a habilitação, o solicitante pode escolher um estado brasileiro. Local em que ocorrerão todas as demandas.

Em relação à documentação, esta poderá ser enviada para o órgão habilitado ou para as Comissões do Poder Judiciário, responsáveis por cuidar da adoção por estrangeiros.

Fica de responsabilidade da comissão, cuidar das etapas que permeiam a adoção, como por exemplo, entrevistas, período de convivência, afinidade e acompanhamento durante o processo e após a adoção.

Deste modo, adoção por estrangeiros pode ser realizada, mas deve ser comprovado que será benéfica a criança!

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias

Tags

Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Sindical, Direito de Família, Direito de Condomínios, Direito Previdenciário, Direito Empresarial, Contrato, Contrato Mercantil, Recuperação Judicial, Contrato Societário, Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Eireli, Dissolução Societária, Microempresas, Direito tributário, Impostos, Taxas, Contribuições, Recuperação de créditos, Direito Trabalhista, Relação Sindical, Convenção Coletiva, Acordo Coletivo, Dissídio Coletivo, Acordo, Direito Condominial, Cobrança, Assembleia, Regimento Interno, Síndico, Ação de Cobrança, Direito de Família, Pensão, Alimentos, Divórcio, Separação, Inventário, Adoção, Guarda, Testamento, Interdição, Planejamento Sucessório, Pacto Antinupcial, Direito Previdênciário, Aposentadoria, Aposentadoria Especial, Aposentaria Invelidez, Auxílio Doença, Auxílio Acidente, Loas, Pensão por Morte Rural, Pensão por Morte, Benefício Assistencial ao Idoso, Pecúlio

São Paulo

Av. Paulista, 37 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
CEP: 01311-902

Taubaté

Rua do Corrêa, 255 – Cj. 15 Centro – Taubaté/SP
CEP: 12080-290

Contato

(11) 2761-5734 – São Paulo
(12) 4101-2113 – Taubaté

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2020 Zanini & Tafuri – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.