contato@zaninitafuri.com.br

(12) 9 8266-7291

Notícias

A responsabilidade do Administrador da Empresa

A responsabilidade do administrador da empresa não se limita apenas a ser um papel importante para o desenvolvimento da atividade econômica. A ele outras atribuições são destinadas.

Eventualmente com o fim de garantir desde organização funcional até que todos os aspectos importantes do empreendimento estejam sob supervisão.

Contudo, suas obrigações são também definidas pelo aspecto legal, que determina que a responsabilidade do administrador é civil, tributária, trabalhista, criminal, administrativa e por fim societária.

Algumas empresas acabam colocando nessa função seus próprios sócios, outras já destinam a profissionais que tenham formação para exercer a área.  No entanto, a responsabilidade do administrador é de fato inegável, e suas obrigações abrangem diversos pontos.

Dessa maneira, ressaltando a importância de que a empresa conte com um profissional sério e correto. Já que suas ações podem ter como resultado prejuízos incalculáveis para um negócio.

A Responsabilidade do Administrador da Empresa e Direito dos Sócios.

Eventualmente o administrador atua em nome da empresa, dessa forma, o Código Civil garante em seu Artigo 931, que nos casos em que configurada atos do administrador perante outras pessoas os sócios respondem.

No entanto, a eles cabe o direito de ingressar contra aquele de fato responsável por perdas e danos. Sendo que nesse caso se configura como o administrador da empresa.

Contudo, essa responsabilidade só pode ser efetivada quando a pessoa age com dolo ou culpa. Ou tenha ido contra aquilo que é definido em lei ou no estatuto social da empresa.

Em outras palavras, o administrador responde no que couber de forma pessoal desde que tenha atuado com dolo ou culpa. E por essa razão a empresa foi prejudicada. Ou a terceiros que tenham sofrido qualquer prejuízo.

Desse modo, a responsabilidade do administrador ainda que em âmbitos, civil, trabalhista, criminal e outros se limita a seu papel dentro da empresa. Sendo responsabilizado em caráter pessoal apenas nos casos mencionados.

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias

Tags

Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Sindical, Direito de Família, Direito de Condomínios, Direito Previdenciário, Direito Empresarial, Contrato, Contrato Mercantil, Recuperação Judicial, Contrato Societário, Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Eireli, Dissolução Societária, Microempresas, Direito tributário, Impostos, Taxas, Contribuições, Recuperação de créditos, Direito Trabalhista, Relação Sindical, Convenção Coletiva, Acordo Coletivo, Dissídio Coletivo, Acordo, Direito Condominial, Cobrança, Assembleia, Regimento Interno, Síndico, Ação de Cobrança, Direito de Família, Pensão, Alimentos, Divórcio, Separação, Inventário, Adoção, Guarda, Testamento, Interdição, Planejamento Sucessório, Pacto Antinupcial, Direito Previdênciário, Aposentadoria, Aposentadoria Especial, Aposentaria Invelidez, Auxílio Doença, Auxílio Acidente, Loas, Pensão por Morte Rural, Pensão por Morte, Benefício Assistencial ao Idoso, Pecúlio

São Paulo

Av. Paulista, 37 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
CEP: 01311-902

Taubaté

Rua do Corrêa, 255 – Cj. 15 Centro – Taubaté/SP
CEP: 12080-290

Contato

(11) 2761-5734 – São Paulo
(12) 4101-2113 – Taubaté

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2020 Zanini & Tafuri – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.