contato@zaninitafuri.com.br

(12) 9 8266-7291

Notícias

A não incidência de IRPJ e CSLL sobre atualização monetária de aplicação financeira

O Supremo Tribunal Federal foi nos últimos anos acionado acerca do tema de a não indecência de IRPJ e CSLL sobre atualização monetária de aplicação financeira.

Importante, desde que o Ministro Dias Toffoli abriu a pauta para julgamento ficou considerada a repercussão geral acerca do assunto, logo teremos uma decisão definitiva.

A incidência de IRPJ e CSLL sobre rendimentos recebidos oriundos da aplicação financeira na taxa Selic vinha causando alvoroço entre os contribuintes.

E com a decisão pacífica do STJ o entendimento é de que não se deve ocorrer a incidência de IRPJ E CSLL sobre as atualizações monetárias oriundas de aplicações financeiras.

Nesse sentido a decisão foi fundamentada principalmente pelo fato de a taxa Selic que por si só já tem natureza de juros de mora sobre a atualização monetária.

A não incidência de IRPJ e CSLL sobre atualização monetária

Conforme mencionado acima ficou decidido não devem incidir sobre as atualizações monetárias a IRPJ e CSLL.

Isso iria corresponder a uma maneira de tributar a própria aplicação financeira, e não o seu rendimento efetivamente.

Dessa forma o que foi aplicado é quem estaria sendo tributado com a incidência, ou seja, o próprio capital. O que vai contra a aquilo determinado pela Constituição Federal.

A União possui competência de tributar as rendas e proventos, contudo a correção monetária não pode ser considerada como renda, afinal existiu uma aplicação financeira e os valores só foram atualizados.

Desse modo é correto a não incidência de IRPJ e CSLL sobre a atualização monetária de aplicações financeiras.

Se você se enquadra entre aqueles que foram tributados de forma errônea, consulte um advogado para saber se possui créditos a restituir.

𝐐𝐮𝐞𝐫 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐚𝐥𝐠𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐞𝐫𝐠𝐮𝐧𝐭𝐚? Deixe um comentário com sua dúvida para nosso time de especialistas ou fale conosco diretamente pelo telefone fixo (11) 2761-5734 (SP) | (12) 4101-2113 (Vale do Paraíba), ou CLICANDO AQUI, para ser direcionado ao WhatsApp. Será um prazer orientá-lo.

LEIA TAMBÉM: Como funciona a Restituição de Crédito de ICMS sobre a base PIS/COFINS

Compartilhar Notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Pesquisar

Últimas Notícias

Categorias

Tags

Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Sindical, Direito de Família, Direito de Condomínios, Direito Previdenciário

São Paulo

Av. Paulista, 37 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo/SP
CEP: 01311-902

Taubaté

Rua do Corrêa, 255 – Cj. 15 Centro – Taubaté/SP
CEP: 12080-290

Contato

(11) 2761-5734 – São Paulo
(12) 4101-2113 – Taubaté

Acompanhe nossas Redes Sociais

© 2020 Zanini & Tafuri – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.